Como funciona
O algoritmo da calculadora gera uma projeção do interstício esperado entre cada uma das classes, estimando o ritmo e o limite da ascensão do diplomata. Este cálculo é fundamentado em características individuais e em padrões históricos de progressão de carreira.
Os dados utilizados foram fornecidos pela Administração do MRE e sistematizados pela consultoria Múnus Social Data, em parceria com a Pythonic Café.
Para cada característica considerada, o modelo quantifica o impacto, positivo ou negativo, sobre o tempo estimado entre cada fase da promoção. Esses efeitos são derivados de um modelo estatístico de regressão linear bayesiana, calibrado com dados empíricos de progressão. O modelo infere padrões históricos e projeta tendências futuras a partir da análise de séries temporais dos dados, o que permite integrar fatores de restrição à progressão, como a saturação de vagas por classe nos Quadros Ordinário e Especial.
Com os interstícios projetados para cada promoção, é possível estimar a idade provável do diplomata ao alcançar cada classe. A partir disso, são aplicados os critérios regulatórios de aposentadoria compulsória e de transição para o Quadro Especial, permitindo que, dadas as características individuais e os tempos estimados, se possa determinar a classe final alcançável e o fator limitante da progressão.
Aviso: os resultados obtidos são aproximações baseadas no conjunto de informações atualmente disponíveis. Embora sustentados por dados empíricos, eles permanecem sujeitos às incertezas inerentes à previsão de processos futuros; por isso, a trajetória real de cada diplomata pode divergir dos cenários estimados. A seção “Cenários Alternativos” da calculadora apresenta essas incertezas de forma visual.
Critérios regulatórios para promoção
Toda promoção requer tempo mínimo de permanência na classe. Conforme a classe de destino, também são exigidos cursos, períodos de serviço no exterior ou em funções de chefia.
Abaixo, as exigências para promoção para cada classe:
Classe |
Carreira (semestres) |
Classe
(semestres) |
Exterior
(semestres) |
Chefia
(semestres) |
Curso |
Ministro de Primeira Classe |
40 |
6 |
20 |
6 |
|
Ministro de Segunda Classe |
30 |
6 |
15 |
0 |
CAE |
Conselheiro |
20 |
6 |
10 |
0 |
CAP |
Primeiro Secretário |
0 |
6 |
4 |
0 |
CAD |
Segundo Secretário |
0 |
6 |
0 |
0 |
CFD |
Terceiro Secretário |
0 |
0 |
0 |
0 |
CACD |
Sobre a contagem de tempo no exterior e em funções de chefia, veja os parágrafos 1º a 5º do Artigo 6 do
Decreto nº 6559.
Não podem ser promovidos diplomatas que:
- Estejam afastados do cargo por licença (interesses particulares, doença prolongada, afastamento de cônjuge, mandato eletivo, entre outros).
- Tenham sofrido sanções disciplinares nos últimos 12 meses.
Adicionalmente, há os critérios para transição ao Quadro Especial: idade ou tempo de classe, conforme a tabela abaixo:
Classe |
Idade (anos) |
Classe (semestres) |
Ministro de Primeira Classe |
65 |
30 |
Ministro de Segunda Classe |
60 |
30 |
Conselheiro |
58 |
30 |
Primeiro Secretário |
|
24 |
Segundo Secretário |
|
20 |
É importante notar que a transferência de SS e PS para o QE ocorre de forma diagonal. Ou seja, SS e PS entram no QE respectivamente como PS e como C.
Características gerais das previsões
A tabela a seguir apresenta um dos resultados mais relevantes do modelo: as estimativas do tempo médio, em semestres, necessário para cada promoção ao longo do tempo. Os valores foram calculados com base em características médias dos diplomatas da base de dados, replicando a lógica das previsões individuais. Cada linha refere-se a um ano de referência (de 1990 a 2050) e mostra a tendência temporal encontrada pelo modelo.
Ano Promocao |
Média |
TS a SS |
SS a PS |
PS a C |
C a MSC |
MSC a MPC |
1990 |
7.1 |
5.2 |
5.9 |
7.5 |
7.1 |
9.8 |
2000 |
9.4 |
7.5 |
8.2 |
9.8 |
9.4 |
12.1 |
2010 |
11.7 |
9.8 |
10.5 |
12.1 |
11.7 |
14.3 |
2020 |
14.0 |
12.1 |
12.8 |
14.4 |
14.0 |
16.6 |
2030 |
16.3 |
14.4 |
15.1 |
16.7 |
16.3 |
18.9 |
2040 |
18.6 |
16.6 |
17.4 |
19.0 |
18.6 |
21.2 |
2050 |
20.8 |
18.9 |
19.7 |
21.2 |
20.9 |
23.5 |
Os resultados apontam para um aumento contínuo dos tempos médios de promoção em todas as etapas da carreira. Em 1990, os intervalos aparecem mais baixos porque o modelo foi calibrado para ganhar maior precisão a partir de 2020.
A partir de 2020 até 2030, as estimativas se alinham ao padrão atualmente observado. No entanto, caso a saturação recente de vagas se mantiver, as projeções apontam para um agravamento expressivo desses intervalos nas décadas seguintes.
A finalidade da modelagem temporal é justamente capturar e estimar o aumento esperado no intervalo entre promoções. Utilizamos os dados históricos mais recentes para extrapolar o tempo médio entre classes no futuro, assumindo que a estrutura da carreira permaneça inalterada.
Realizar essa extrapolação é um desafio estatístico: estimativas superdimensionadas ou subdimensionadas comprometeriam a utilidade do instrumento. Por isso, essa foi a etapa mais intensiva do projeto da calculadora, reunindo o maior volume de conhecimento institucional sobre a carreira, alterações normativas recentes, bases de dados atualizadas e técnicas estatísticas parcimoniosas.
Consideramos, entre outros fatores, a saturação de vagas nos Quadros Ordinário e Especial, o aumento da idade para aposentadoria compulsória e as variações no tamanho das turmas ao longo do tempo — mudanças capazes de prolongar os tempos de promoção. Por fim, a modelagem bayesiana permitiu limitar a intensidade das tendências projetadas.
Contribuições dos Autores segundo a taxonomia CRediT
A tabela abaixo apresenta a atribuição individual das contribuições dos membros da equipe envolvida na elaboração da Calculadora de Carreira, não apenas este documento, conforme a taxonomia
CRediT (Contributor Roles Taxonomy):
Autor |
Contribuições |
Loreta Guerra |
Conceitualização, Metodologia, Validação, Análise formal, Investigação, Curadoria de dados, Escrita – Rascunho Original, Escrita – Revisão e Edição, Visualização, Supervisão |
Ricardo Semião |
Conceitualização, Metodologia, Validação, Análise formal, Investigação, Curadoria de dados, Escrita – Rascunho Original, Escrita – Revisão e Edição, Visualização, Supervisão, Software |
Fabia Berlatto |
Conceitualização, Validação, Investigação, Curadoria de dados, Escrita – Rascunho Original, Escrita – Revisão e Edição, Supervisão, Administração de projetos |
Sérgio Santana |
Software, Validação, Visualização |
Lucivan Queiroz |
Software, Validação, Visualização, Administração de projetos |
Karla Gobo |
Curadoria de Dados, Validação |